terça-feira, dezembro 23, 2008

Presépio Vivo

      Como já é tradição em Holambra um grupo de moradores organizou a nona edição do presépio vivo. Um evento interessante (e gratuito), onde os grupos de visitantes acompanham José e Maria por cenários compartilhando cenas bíblicas a outras fictícias, do cotidiano, até a manjedoura onde Jesus enfim nasce.

       O que mais chamou minha atenção é que o grupo de atores (cerca de 60 pessoas + uns 70 que colaboram para um lanche comunitário) não tem nenhuma ligação religiosa, ou seja, a festa não é organizada pela igreja católica, evangélica ou nenhuma outra. Desse modo, sem denominações religiosas para atrapalhar, sobressaiu 


a idéia de paz, boa vontade, de fazer o bem ao semelhante (que, acredito, são o cerne de todas as religiões, cristãs ou não). A cena mais interessante montada contava com representantes de várias religiões, dando um belo tom ecumênico a sequencia e reforçando a verdade de que somos todos iguais.


       Já briguei muito com a religião ("... Nothing to kill or die for ... and no religion too ...")  porque sempre vi muito mais intolerância e fundamentalismo do que amor e paz nessa área. Agora  que começo a ter uma relação melhor com a religiosidade (através do espiritismo) e me senti muito bem no evento. A espontaniedade e o esforço da comunidade transmitiu exatamente o que sentimos nesta época, uma sensação de esperança, de igualdade e amor ao próximo. Pena que não estendemos esse sentimento  para o ano inteiro.



Um comentário:

Codinome Beija-Flor disse...

Estou achando que Holambra é um pedacinho do paraíso na terra.
Que bom você viver ai e dar isso aos pequenos.
Que DEUS ilumine vocês, e você tem motivo de sobra para comemorar no dia 25, afinal é dia dos pequenos.
Dá beijinho neles da Tia Esfinge, beijo na Flor do seu Jardim e um para você

PS: Eu prometo que em 2009 vou encontrar tudinho que você deixou escrito lá no blog.