sábado, setembro 27, 2008

tecnologia "abesta-criança"


Durante o treino de fórmula 1 hoje passou uma propaganda que sempre me irrita mas demonstra como a tecnologia pode dificultar o desenvolvimento das ranhuras do cérebro. No caso as crianças são o foco.

Falo do Scenic Kids Renault, a propaganda já passa há um tempo. Começa com Highway Star, do Deep Purple (baita som) ao fundo e três crianças se estapeando no banco de trás do carro para desespero dos pais. Eis que cruza com ele o tal  Scenic Kids onde três crianças estão vidradas numa pequena tela de DVD disposta no teto, quietas, ignorando o mundo exterior. No final, a frase: "o único com tecnologia acalma-criança".

O carro vem com DVD e video-game. Talvez uma nova versão do carro possa trazer um coquetel  de calmantes no porta-luvas. E depois que chegarem ao destino? Bom, aí os pais podem providenciar uns i-pods, celulares, um computador com banda larga ou ligar a TV, qualquer coisa que faça a criança ficar quieta e não encher o saco

Acho que a propaganda passou uma imagem de alienação não muito saudável. Pode até ter sido eficiente já que existe público consumidor que compartilha da idéia. Mas não é mais legal olhar pelas janelas, descobrindo coisas diferentes, conversando uns com os outros? Crianças as vezes brigam dentro de carros sim mas são crianças, pô. 

E quantas vezes o pequeno Johnny e a pequena Jardim, que tem quase 5 anos,  não comentaram ou questionaram  sobre coisas que viram em passeios ou viagens? 

Agora, se você que está lendo tem um Scenic Kids e comprou porque achou a idéia "o máximo" foi mal, hein.

  

Um comentário:

Codinome Beija-Flor disse...

Achei que foi a única a ficar passada com essa propaganda, cada vez mais acham que crianças são bicho de outro mundo, que sempre temos que dar "um bala boca" nos pequenos, quem quiser eterno silêncio basta não botar os pequenos no mundo, DEUS me libre se eu tivesse um criança toda quietinha, arrumadinha aqui em casa.
Quero uma criança "CRIANÇA", cehia de vida e que viva cada fase da sua vida.
Sobre os tapas entre elas, cabe a nós pais educar, mas a grande verdade (sabemos) que crianças são o reflexo daquilo que possuem como exemplo (fruto do meio que se vive).
Sou mais do tempo das bonecas, carrinhos, bolinha de gude, pular corda.. e tantas outras.
Foi alérgica ao mundo do brinquedo virtual.
Abraços