sábado, dezembro 06, 2008

São Nicolau e os Pedros Negros

Hoje é dia de São Nicolau (Sinter klaas), inspiração do nosso familiar Papai Noel. Segundo a tradição holandesa os indolentes e divertidos Pedros Negros (Zwarte Piet) chegam antes do velhinho para descobrir como as crianças se comportaram. Quem se comportou bem ganha presentes e doces, do contrário recebe "toques amigáveis" com uma varinha.

São Nicolau foi um bispo católico do século 3 tornado mais tarde Santo. Segundo uma reportagem do Terra, "em meados do século 13, a comemoração do dia de São Nicolau passou da primavera para
 o dia 6 de dezembro, e sua figura foi relacionada com as crianças, a quem deixava presentes vestido de bispo e montado em burro. Na época da Contra-reforma, a Igreja católica propôs que São Nicolau passasse a entregar os presentes no dia 25 de dezembro, tal como fazia o Menino Jesus".

Imigrantes holandeses teriam levado no século 17 a tradição de Sinter Klaas para os Estados Unidos, onde a roupa de bispo foi trocada pela "farda" vermelha e o burro foi promovido  a cavalo alado e posteriormente substituido por um trenó puxado por renas.

São Nicolau chegou hoje a Holambra mas os Pedros Negros já estão por aqui há alguns dias, visitando escolas (o pequeno Garden tremeu de medo), enfeitando as lojas e mantendo a tradição holandesa que é o que alimenta esta cidade. Para os holandeses hoje é dia de colocar os presentinhos nas meias dependuradas, cantar e recitar versos da época e comer speculaas e outras especialidades.

Algumas curiosidades:

A origem do saco que sempre está com São Nicolau e Pedros Negros, e que todas as crianças tem medo, está na crença dos Germanos. Eles pensavam que a lua, quando clareava de manhãzinha, era colocada num saco. Onde, no próximo dia, ela era retirada, para que pudesse recomeçar a sua volta pelo céu. Por isso o Pedro Negro carrega o saco.
São Nicolau com sua grande barba branca, é a lua cheia, e Pedro Negro com fuligem no rosto, é a lua que foi embora, dentro do saco.

Nos tempos antigos, durante cerimônias de inaugurações, os jovens apanhavam com varas de finos ramos de árvores para terem uma força de crescimento e fertilidade maiores.
No momento em que eram tocados por essa vara, estes jovens ficavam adultos, e podiam se casar. A vara com a qual o Pedro Negro dá seus "Toques Amigáveis", hoje, ainda são vestígios da antiguidade. E hoje São Nicolau diz que todas as crianças que são tocadas com a vara do Pedro Negro terão uma vida abençoada e terão um melhoramento em seu comportamento como um toque de mágica.

            Brasileiros na Holanda
            São Nicolau

6 comentários:

Codinome Beija-Flor disse...

Você realmente acertou na opção da cidade para viver.
Eu fico aqui só aprendendo, com suas histórias, sobre essas estórias.
Abraços

MEHC disse...

O que a gente aprende por aqui!
Abração.

aminhapele disse...

Gostei de ler a sua história.
Nunca tinha ouvido falar de Pedros Negros,nem da associação com luas.
Sempre a aprender.
Um abraço.

Codinome Beija-Flor disse...

Vim agradecer seu gesto.
Ver que meu recadinho deu fruto, que essas duas crianças serão atendidas, isso faz um bem enorme (muito mais para nós que para elas).
Obrigada .
Abraços

Johnny Garden disse...

Esfinge, obrigado digo eu.

Família Coelho Vaz da Costa disse...

Estive aí no ano este ano. Gostei muito! Parabéns para quem conserva esta tradição e não é filho da Coca-Cola! ;)

LAVS DEO